Variação linguística - Lista de exercícios


Noutro dia publiquei aqui uma série de exercícios de Romantismo já com gabarito. Naquela ocasião eu afirmei que uma das contribuições deste período literário paraa  anossa cultura foi a incorporação de elementos de brasilidade na Literatura. A cor local estava na escolha do vocabulário usado pelas personagens e isso foi inovador paraa época já que ainda copiávamos o modelo europeu. O fato é que ao longo do tempo cada vez mais incorporamos a língua falada à escrita. Seja pelo uso de termos regionais, seja pela incorporação de elementos com alterações fonéticas, é comum cometermos erros, ou melhor equívocos na escrita por culpa da fala. 
Escrevi em meu outro site uma série de exercícios de variação linguística perfeita para usar nas provas do Ensino Médio e também para estudar para provas como o Enem.


Um bom exemplo do uso dessa linguagem podemos ver também nas tirinhas do Chico Bento, personagem criado por Maurício de Sousa. Veja uma das tirinhas que uso como exemplos em minhas aulas de Português para Ensino Médio.


Postar um comentário